ANTÓNIO RIAL CONVIDADO A DESENVOLVER UM AMBIENTE PARA O PROGRAMA "MUNDO INTERIOR"_JUNHO 2009

Foi com grande surpresa e bastante entusiasmo, que o designer de mobiliário António Rial, aceitou o convite da apresentadora Cristina Archer, para criar um projecto de decoração com as suas peças em vidro para o programa "Mundo Interior" do Porto Canal.

O desafio foi enorme e muito enriquecedor para o designer, visto que até à data, trabalhava na área da decoração mas num papel amontante, criando, desenvolvendo peças e fornecendo equipamento para os projectos de decoração dos seus clientes, - maioritariamente profissionais da área da decoração de interiores.

A primeira vista ao espaço a intervencionar - um apartamento da autoria do Arq. Siza Vieira, foi vivida com grande entusiasmo, pelo designer, onde encontrou um espaço amplo e bem pensado, - com muita luz, vinda das imponentes janelas rectangulares.

O projecto de decoração desenvolve-se em dois espaços distintos, - a sala e o escritório, onde o designer recorreu às suas peças da colecção RIAL, as quais mesclou criteriosamente com peças de época dos anos 50.

A ideia chave, passou por criar um espaço funcional com elevada transparência estética, elementos sempre presentes na criação das suas peças.

A produção destes dois ambientes teve como ponto de partida, um cliente imaginado - um jovem casal, com gosto vincado pelo design e pelas artes, viajado, eclético e cosmopolita. Um dos elementos teria uma profissão liberal, com necessidade de ter um escritório em casa. A preocupação central de António Rial, passou pela clara racionalização dos “espaços”, (zona de entrada da sala, zona de refeições e zona de estar), ambientes dotados de conforto, funcionalidade, visualmente “limpos” e agradáveis, bem como com desafogados espaços de circulação.

A sala prima pela excelente luz natural e pelo espaço, onde o designer recorreu às suas peças em vidro da colecção, bem como a outras feitas especificamente para este projecto, como é o caso da mesa de jantar “luz.”, totalmente produzida em vidro temperado, e o candeeiro de suspensão “sky.” em espelho cinza. O elemento protagonista da sala é a imponente mesa “luz.”, conjugada com as míticas cadeiras “dar” da dupla de designers “Charles & Ray Eames”, editadas pela VITRA. Próximo da mesa criou-se um espaço de apoio às refeições, onde foi colocado o modular sideboard “add.” de 3 gavetas, produzido em espelho com a garrafeira “uva.” em vidro incolor, feita manualmente à meia esquadria.

Na zona de estar, o cenário é de evasão, com um toque de inovação e surpresa, onde se destacam duas peças RIAL, a mesa de centro de sofá modelo “lua.” em vidro preto com sistema de retro-iluminação, proporcionando uma verdadeira luz do luar, e a consola de HI-FI modelo “evo.” composta por dois modulos, produzida em vidro incolor, com caracteristicas evolutivas, passível de assumir diferentes configurações, podendo mesmo até ser mesa de apoio. A amorosa cadeira de baloiço “rar” transmite também um certo romantismo ao enquadramento.

Nas paredes da sala, o designer optou por colocar alguns dos trabalhos de referência do fotografo Marcus Garcia, na área da composição fotográfica, imagens com um cunho marcadamente urbano.
No escritório respira-se tranquilidade e sofisticação, numa saudável convivência entre peças do sec. XX e as criações de vidro do designer. O lugar de destaque pertence à secretária modelo “biz.” da RIAL, com os pés em forma de “L” totalmente produzida em vidro. A luz adequada para trabalho, é dada pelo candeeiro de mesa modelo “hat.” produzido em espelho bronze. Na estante de apoio destacam-se alguns dos complementos de decoração, produzidos manualmente pela RIAL, como por exemplo os “suporte de livros” em vidro modelo “bis.” e os “porta-retratos” em vidro modelo “gio.” No canto esquerdo, foi criado um pequeno espaço de leitura, marcado pela presença de uma magnífica peça de época, 1955 - a Lounge Chair & Ottoman, de Charles & Ray Eames.


Poderá ver o programa através do youtube, pesquisando por "antonio rial" ou "rial glass design", ou directamente através dos seguintes links:

Links para visualização de cada uma das partes do programa:


http://www.youtube.com/watch?v=L4l4T1KAGxU

http://www.youtube.com/watch?v=K1XYc3XI7FA

http://www.youtube.com/watch?v=DbCKi9qBFnU

http://www.youtube.com/watch?v=eCQgTcXP71o
 

voltar

Untitled Document
 

Sign up | Sugestions | Sitemap | Livro de Reclamações | Política de Privacidade